Geo-Designer

A análise DFM (Design for Manufacturing) é o primeiro passo para a manufatura de um component. Ela é a ponte para conectar o projeto (design) do componente e seus fornecedores. O Geo-Designer é uma ferramenta “upfront” de DFM bastante poderosa para projetistas e engenheiros de manufatura e processo com uma tecnologia inovadora. Ela acelera o ciclo de projeto para funcionalidades, manufaturabilidade, validando o projeto para a fabricação de uma forma melhor e mais fácil. Comparado às outras ferramentas tradicionais, Geo-Designer é poderoso, flexível, rápido e fácil de usar, provendo reduções de custo na cadeia produtiva pela melhoria da qualidade no estágio de projeto/design.

O Geo-Designer oferece um novo método para estudar a geometria do componente em modo 3D isoparamétrico, com transparência flexível, proporcionando uma visão similar a “raio-X” e “tomografia” em peças industriais. O Geo-Designer introduziu os conceitos de MDI (Índice de Distribuição de Massa) e HDI (Índice de Distribuição de Calor) para análise de componentes e avaliação.

Verificação MDI

O MDI (Índice de Distribuição de Massa) pode ser utilizado para verificar a distribuição de massa e peso de uma peça fundida, onde é fácil ocasionar pontos quentes e porosidade por contração durante o processo de fundição. Para um projetista ou engenheiro de produto, deve-se evitar grandes valores de MDI nas peças.

Verificação de gavetas

Para injeção sob pressão e fundição em coquilhas, o número de gavetas e sua complexidade são fatores importantes do custo do ferramental. O Geo-Designer pode executar o cálculo de força de gavetas, auxiliando no processo de projeto do ferramental. Simplesmente defina a direção do “plug” ou direção de abertura e o plano da linha de fechamento, então o sistema irá executar o cálculo. Adicionalmente, a superfície da zona da gaveta pode ser exportada para o sistema CAD em arquivo STL para facilitar o projeto do sistema no seu CAD.

Projeto dos canais de alimentação

A análise poderosa do HDI (Índice de Distribuição de Calor) do Geo-Designer pode auxiliar o projeto do sistema de canais (de descida, secundário, etc.) e dos resfriadores, especialmente utilizados na fundição por gravidade. Comparado a outras fórmulas experimentais e tabelas, a abordagem com o Geo-Deisigner é muito mais flexível, precisa e fácil de usar, uma vez que ele considera a geometria e os cálculos em 3D.

Baseado nos resultados do HDI, o usuário pode projetar o sistema de canais de descida e de alimentação na zona mais espessa, para compensar a contração do metal. Como os resultados on-line de verificação do Geo-Designer são bastante claros, tanto o tamanho como a localização de massalotes podem ser projetadas com sucesso com o auxílio do Geo-Designer. Adicionalmente, o resultado atualizado de HDI e MDI (Índice de Distribuição de Massa) podem ser obtidos em tempo real com apenas um click. Isso é mais de cem vezes mais rápido do que a simulação numérica e de precisão mais do que suficiente para este tipo de análise. O resultado final pode ser exportado ao Cast-Designer ou seu sistema CAD em formato STEP.

Projeto de Machos de Fundição e sua verificação

Para peças fundidas complexas, tais como um bloco de motor, o projetista deve considerar os machos de areia internos, que são muito importantes, representando um grande desafio. A área de secção transversal e seu formato devem ser projetados cuidadosamente.

Com uma função poderosa de operações Booleanas na sua malha de base, o Geo-Designer pode extrair o macho interno da peça fundida facilmente. Dessa forma, o usuário pode analisar detalhadamente as secções do macho ou exportar a sua superfície para outro sistema no formato STL.

Outras Funções e Análises

Outras funções podem ser fornecidas pelo Geo-Designer para análise de peças fundidas, tais como:

  • Distribuição da força de ejeção de gavetas e análises
  • Verificações de ângulo de saída e contra-saídas
  • Verificação de raio de arredondamento
  • Verificação de espessura de parede mínima e máxima
  • Informações gerais da peça, tais como massa, volume, área projetada e módulo térmico