FORM-ADVISOR

A primeira solução CAD/CAE baseada em incrementos para conformação de metais, totalmente integrada aos sistemas MCAD, provendo resultados precisos e rápidos para estampagem automotiva e progressiva.

.

 

  • Projeto síncrono e validação são necessários em um negócio onde ‘Time To Market’ é chave.
  • Trabalha dentro dos modernos sistemas 3D MCAD, utilizando as montagens nativas para simulação. Reduz a curva de aprendizado para um novo sistema.
  • SimulaçãoconduzidapeloCAD. Quando você faz uma alteração no seu sistema MCAD, você verá a mudança instantaneamente no Form-Advisor.
  • Permite que o projeto, simulação e decisões de engenharia sejam feitos pela mesma pessoa, desde o primeiro dia de projeto.

Stamping Process Works

 

O modulo StampingProcess Works (SPW), especial para projetistas de ferramentas e planejadores de processos, permite a criação rápida de um processo de estampagem, gerando as faces dos estampos para o processo complete.SPW não é somente utilizado para a estampagem típica em um estágio, mas também é bastante útil para o projeto do estampo progressivo. As aplicações do SPW incluem o mercado automotive, eletrônico, produtos de consume e muitas outras.

O SPW pode acelerar o processo do desenvolvimento em até 10 vezes o método tradicional CAD. Como resultado, os processistas ou projetistas de estampos podem gerar vários conceitos de ferramental diferentes em um estágio bastante antecipado e enviá-los ao sistema CAE para validação. Com o SPW, o Form-Advisor pode gerar 4 to 5 soluções de projeto e validá-las em um único dia de trabalho.

Análise “Upfront”

 

É bastante conhecido que o método tradicional de simulação numérica não é adequado ou muito caro para a fase conceitual.Os dados para rodar uma simulação numérica não estão disponíveis ainda, i.e., a geometria da face do estampo. Esta tarefa normalmente requer várias horas ou mesmo dias. Fazer o setup do modelo de simulação complete é também uma tarefa difícil.

 

O Form-Advisor equilibraosdesafios de funcionalidaderobusta e facilidade de uso, permitindoaousuário resolver 90% dos problemasencontradosnaengenharia das indústrias de umamaneiraexpressa e efetiva.

 

Form-Advisor Professional

O Form-Advisorprovê ao usuário capacidades técnicas e versatilidade e pode lidar com mais de 90% das necessidades da indústria em um ambiente MCAD. Entretanto, alguns usuários buscarão uma solução com funcionalidades avançadas para trabalhos mais complicados, e por isso apresentamos o Form-Advisor Professional.

O Form-Advisor Professional provê uma interface stand-aloneespecialisada para trabalhos mais avançados ou processos complicados. Ele possui um sistema poderoso 3D CAD e geradores avançados de malhas, também oferecendo uma multitude de módulos avançados, tais como:

  • Provê a capacidade de compensação do retorno elástico (“spring-back”) na face do ferramental
  • Conformação Sólida: provê a capacidade de elementos sólidos para aplicações especiais, tais como embutimento ou forjamento leve
  • Flangeamento local e análise “Onestep”: provê a capacidade de análise do component e predição do formato do blank

 

Análise Avançada

Banco de Dados de Materiais

Mais de 300 tipos de metais utilizados em estampagem estão integrados, incluindo ligas de alumínio, aço inox, aço carbono, HSS e aço de ferramentas, todos gerados a partir dos fabricantes.

Osmateriaissãolistadoscomplementarmentenasnormas DIN, UN, SAE, JIS. São suportadas definições denovos materiais pelo usuário, sem limites.

Simulação de Estampagem Progressiva

A velocidade de estampagem e multi-estágios são fatores chave no campo da estampagem progressiva, porém as características finas erequisitos de alta precisão em estampagem progressiva necessita de uma solução de simulação mais robusta e rápida.

Com o cálculo paralelo, o tempo de simulação pode ser reduzido. O Form-Advisor acumula mais de 15 anos de experiência no preciso campo da estampagem.

Cálculo do Retorno Elástico (Springback)e Análise de Planicidade

O poderoso solver dual do Form-Advisoroferece tanto o método explícito como o implícito para os problemas de retorno elástico. A nova geração da tecnologia do solver é otimizada para diferentes tipos de processadores com alta precisão e desempenho.

Compensação do Retorno Elástico (SpringbackCompensation)

O modulo de compensação do retorno elástico é dedicado para tal. Esta nova funcionalidade modifica a peça e/ou as superfícies do estampo, baseados no cálculo preciso do retorno elástico. Os usuários definem regiões localizadas para a compensação; o Form-Advisorentão usa os resultados do retorno elástico (springback) para automaticamente ajustar as regiões de compensação. Adicionalmente, a geometria compensada é automaticamente utilizada como novo dado de entrada para uma validação rápida e precisa.

Os maiores benefícios da compensação do retorno elástico (Springbackcompensation)

  • Substancialmente reduz o tempo e o custo de engenharia e try-out;
  • Aumenta a qualidade da peça estampada e ferramental;
  • Melhora o planejamento da confiabilidade no desenvolvimento do estampo, ferramental completo e montagem.