CAST-DESIGNER PARA FUNDIÇÃO FOR GRAVIDADE

O CAST-DESIGNER para fundição por gravidade é utilizado para projetar o sistema de canais, bem como realizar simulações para fundição em areia, coquilha, baixa pressão, microfusão, lostfoamcasting, fundição centrífuga, etc.

Integração de Sistema “Expert” e a Tecnologia CAE, um Sistema Dedicado de Simulação e Planejamento de Moldes para a indústria de fundição por gravidade

 

  • 30 minutos para projetar um sistema de canais
  • Focado no ‘Projeto’ e no ‘Projetista’
  • Validação rápida e precisa baseada na tecnologia FEM

O Cast-Designer é uma ferramenta de projeto e análise rápida baseada na tecnologia “upfront”. O objetivo datecnologia “upfront design &analysis”é permitir aos técnicos realizar análises de preenchimento, transferência de calor e solidificação com a assistência de um sistema “expert” e a tecnologia CAE, auxiliando-os na tomada da decisão correta em um estágio antecipado de um projeto.A tecnologia “Upfront design &analysis” tem se tornado bastante importantes no processo de design das empresas.

Com o Cast-Designer, os usuários podem otimizar o projeto de uma peça fundida através da detecção de problemas potenciais de preenchimento do metal e solidificação, avaliando as alternativas dos canais de descida e resfriadores, sistemas de canais e envase, em uma fase antecipada do projeto. Mesmousuáriosnovos com poucaexperiênciaemsimulaçãopodemfacilmenteexecutar o setup em um curtoperíodo de tempo. Em outras palavras, o Cast-Designer pode auxiliary a indústria a atingir os objetivos de ‘Time to Market’.

Casting Designer para fundição por gravidade

Como um componente “core” do Cast-Designer system, o Casting Designer para fundição por gravidade é uma ferramenta de projeto eficiente e flexível que assiste aos projetistas a desenvolver os canais de descida e alimentação, canais secundários e sistemas de envase por gravidade em um tempo curto. Com o auxílio do Cast-Designer, projetistas e engenheiros podem rapidamente converter uma ideia em um modelo 3D para avaliação de projeto. O Cast-Designer permite ao usuário facilmente gerenciar e alterar parâmetros para diferentes estágios de projeto, desde a fase de conceito. É possível criar um sistema complete de canais de alimentação dentro de 10 minutos a um hora para um projeto típico de peça fundida.

CAST-DESIGNER CPI para fundição por gravidade

Baseado na sua tecnologia única e inovadora o Cast-Designer CPI (CastingProcess Insight) é a única ferramenta prática no mercado atual a suportar o projetista e engenheiro a tomar decisões rápidas para peças fundidas e projetos de ferramental. Ele e capaz de refletir as variações dinâmicas e comportamentos físicos do fluxo de metais, transferência de calor e solidificação em detalhes. Comparado aos métodos de simulação numérica tradicionais, o CPI é baseado unicamente no ambiente CAD, e provê resultados de análise rápidos e precisos.

Como Cast-Designer CPI, o usuário pode detector locais onde problemas potenciais de preenchimento e solidificação podem ocorrer para um dado sistema de canais e bolsas. O usuário não necessita ser um experet em simulação para usar o CPI. O CPI é notavelmente rápido e o tempo requeirod para avaliar um projeto de fundição é bastante reduzido, sendo muito prático. Portanto, o CPI pode ser usado por todos os técnicos em fundição, ferramenteiros, projetistas de produto, para reduzir o tempo de desenvolvimento de produtos e retrabalhos em moldes.

PROJETO DO SISTEMA DE CANAIS DE ALIMENTAÇÃO (GRAVIDADE)

Cast-Designer para fundição por gravidade

Como um componente “core” do Cast-Designer system, o Casting Designer para fundição por gravidade é uma ferramenta de projeto eficiente e flexível que assiste aos projetistas a desenvolver os canais de descida e alimentação, canais secundários e sistemas de envase por gravidade em um tempo curto. Com o auxílio do Cast-Designer, projetistas e engenheiros podem rapidamente converter uma ideia em um modelo 3D para avaliação de projeto. O Cast-Designer permite ao usuário facilmente gerenciar e alterar parâmetros para diferentes estágios de projeto, desde a fase de conceito, desenvolvimento e final. É possível criar um sistema complete de canais de alimentação dentro de 10 minutos a uma hora para um projeto típico de peça fundida.

 

Procedimento de projeto do sistema de canais de alimentação

Um dos critérios para o sucesso de um sistema de canais de alimentação é que ele deve prevenir turbulência eparada de fluxo (cold-shut) durante o processo de preenchimento, resolvendo também os problemas de ar aprisionado, erosão no molde, óxicos e defeitos na superfície, todos dentro do processo de fundição por gravidade.

Design Advisor:

Ele guia o projetista através do projeto do sistema de canais, tornando-o bastante simples. Baseado na massa ou volume do fundido bem como nas dimensões da geometria e tipo de material, o sistema pode estimar o tempo de preenchimento automaticamente. Ele também pode calcular as áreas das secções transversais para o canal de ataque, secundário e principal. O número de canais principal/secundários pode ser avaliado e ajustado em tempo real.

Interface uniforme e intuitiva para projeto de sistema de canais de alimentação

Temos uma única interface e estilo para todos os elementos do projeto do sistema de canais, tais como canal de descida e alimentação, interno, principal, secundário e resfriamentos, Esses são totalmente paramétricos e fáceis de usar, onde todos os resultados são baseados em 3D CAD e atualizados online.

Os arquivos do sistema de projeto de canais podem ser salvos e reutilizados a quaqluer tempo, servindo para peças semelhantes e rapidamente ajustados. O projeto final pode ser exportado a outros sistemas 3D em curvas, modelos 3D sólidos STEP ou em tabelas de arquivos CSV para otimização ou outros propósitos.

 

Projeto do sistema de canais de alimentação através de templates

Através desta abordagem, a C3P provê uma rica biblioteca de templates de projetos de canais de alimentação, sendo que o usuário pode encontrar o mais similar ao seu projeto e iniciar o projeto. Os parâmetros são bastante simples e voltados ao usuário projetista/técnico da área de processos, sendo que o “preview” online o deixa ainda mais fácil, uma vez que os parâmetros são mostrados na vista principal.

Com a abordagem do “template design, o projeto do Sistema de canais de alimentação pode ser feito de 5 a 10 vezes mais rápido que na abordagem de projetar os canais do zero.

Adicionalmente, os dados dos templates do sistema de canais de alimentação são exatamente do mesmo tipo do projeto “standard”, de forma que o usuário pode fazer qualquer modificação ou “fine tuning” no ambiente “standard”, para atingir algum requisito especial após utilizar o “template design”.

 

Sistemas de canais de alimentação templates pré-definidos no Cast-Designer

Template especial para DISA

Um template especial foi elaborado para sistema DISA para controlar o balanço de metal durante o processo de preenchimento. A caneca de envase da DISA é um componente padrão no sistema.